terça-feira, 26 de junho de 2007

Montes claros


Memória de Montes Claros rejuvenescida
É na calada da noite que podemos "ouvir" o silêncio, como se o sereno e ligeiro susurrar do vento nos quizesse contar uma história de outros tempos...Silêncio, informador intimo e intimista aos ouvidos de cada ser inquitado. Já a noite vai longa, mas o bater das espadas ensaguentadas, o ruido da cavalaria exaltada, os gritos de angústia e morte dos derrotados em batalha...esses enchem-me a cabeça com uma estranha euforia, nesta noite calma de verão... Como se o sangue derramado fosse o mesmo que me corre nas veias, como se o meu coração sentisse os ritmos acelarados dos destemidos combatentes. Em Montes Claros, no dia 17 de Junho de 1665 ás 9 horas da manhã, os campos foram aquecidos com uma batalha determinante que se dicidiu ás 6 da tarde do mesmo dia. Sob comando do Marquês de Marialva, o valente exército Português venceu o ambicioso exército Castelhano. Pelas mortes ergue-se a capela de S. Vitória, no local onde tudo se passou ergueu-se um Padrão. Padrão de Montes Claros. Agora, sozinho e emocionado, melancólio mas contudo orgulhoso, sinto e imagino como se de uma recordação se tratasse, como se tivesse presenciado tal feito. Agora, perante a memória eguita em mármore branco trabalhado, ajoelho-me frente a tao notável memorial. De cara lavada, e corpo rejuvenescido, o elegante padrão eleva no topo uma coroa renovadamente bela. A coroa de uma Nobreza eternamente respeitada, a da coragem e sacrificio pela pátria. Viva Montes Claros! Viva Portugal!
Bom trabalho de recuperação, quase,quase acabado, o Padrao tem agora a dignidade que merece. Parabéns CMB, parabéns Pedro Espanhol.

3 comentários:

Anónimo disse...

bom trabalho...ainda bem que existem pessoas sensiveis á história e património!

Joaquim Trincheiras disse...

Companheiro(a), é impressão minha ou o CAFÉ foi mesmo CURTO???

Anónimo disse...

Noticias de Borba

Informação:

Esta Sexta Feira, dia 25 de Janeiro de 2008, o Primeiro Ministro de Portugal faz uma Visita Oficial ao Concelho de Borba.
O Engº José Socrates presidirá a cerimónia de inauguração do novo Lar de Idosos da Santa Casa de Misericórdia de Borba, que se chamará Lar de Idosos Josefina Silveira Fernandes.
A cerimónia será apartir das 17.30h na Quinta da Prata, onde será servido um Borba de Honra para todos os presentes.